José Ávila apresentou, esta quinta-feira, à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
O Sporting Clube de Guadalupe logrou vencer o Campeonato dos Açores de Futebol na presente época desportiva.
Só São Miguel, Terceira e Pico, ilhas de muito maior dimensão e com mais população, por isso com melhores economias, têm presenciado um feito desta dimensão.
A Ilha Graciosa, com um campo de recrutamento muito menor e mesmo assim contando com cinco clubes de futebol, dois dos quais com presença regular no Campeonato dos Açores de Futebol, atingiu este lugar de destaque, com muito trabalho e dedicação, apesar dos reduzidos recursos disponíveis.
Há quem fique acantonado à nossa dimensão e às dificuldades advindas dessa condição, incapaz de reagir perante os obstáculos, sem capacidade para ousar sonhar.
Não foi o caso do Sporting Clube de Guadalupe, que veio com esta vitória inequívoca, que ficará na história muito certamente, transformar as dificuldades na motivação certa para atingir um objetivo que não está ao alcance de todos.
É por isso que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista entende que ao Sporting Clube de Guadalupe, fundado a 7 de abril de 1955, no seio do Clube Central Recreativo e Desportivo Sporting Clube de Guadalupe, pelos senhores Gabriel Melo, Elisiário Silva, Reginaldo Silva, Albino Picanço e António das Flores, deva ser emitido, na Sessão Plenária de 18 de maio de 2017, o seguinte Voto de Congratulação:
“A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pelo facto do Sporting Clube de Guadalupe, em seniores masculinos, sob a sábia orientação técnica de Jimmy Melo Cunha e presidido por Manuel Bernardino da Silva Espínola, ter conquistado o lugar cimeiro do Campeonato dos Açores de Futebol e, por esse facto, conferindo-lhe o direito de participar no Campeonato de Futebol de Portugal na época desportiva 2017/2018.
Esta congratulação pelo feito alcançado é extensiva a todos os atletas, equipa técnica, corpos sociais, sócios e simpatizantes”.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento, além do Sporting Clube de Guadalupe, à Junta de Freguesia de Guadalupe, à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, à Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, à Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e à Federação Portuguesa de Futebol.